PT | EN | ES



FAQ

Curso

O certificado serve para eliminar disciplinas no meu curso aqui no Brasil?

"Como o curso é um programa de extensão, ele não serve para eliminar disciplinas da sua universidade, mas você pode utilizar nas horas complementares exigidas pelo seu curso se o nosso programa atender as necessidades que a sua universidade estabeleça."

Quais idiomas são necessários para participar do programa?

"Todos os programas são ministrados em inglês."

Chegando ao país do curso, o que eu preciso fazer antes das aulas começarem?

"Não há uma atividade obrigatória antes do início das aulas. No fim de semana que antecede o início do curso, para os programas nos Estados Unidos, há o Campus Tour, uma atividade opcional onde você pode conhecer o Campus e a estrutura. Antes das aulas começarem é legal você procurar conhecer os arredores de onde ficará hospedado também. Aproveite para descansar e se preparar para o primeiro dia de aula."

Caso eu não possa participar do programa no período contratado, posso transferir o programa?

"Sim, você pode solicitar até 2 vezes o aditamento do curso sem custo nenhum, contanto que a solicitação seja realizada até 60 dias antes do início do curso."

Como posso participar de um programa Advanced?

"Os programas Advanced são voltados a graduandos e recém graduados em programas de Pós-graduação nas áreas de interesse e/ou com experiência gerencial mínima de 3 anos."

O aluno do programa Business English First Lessons pode efetuar visitas a empresas?

"Sim, os alunos podem acompanhar as turmas de especialização nas visitas a empresas mediante confirmação prévia."

Qual o percentual de alunos estrangeiros nos programas?

"A porcentagem é variável de acordo com o destino e o período. Não existe uma regra geral, mas há, na maior parte das vezes, alunos estrangeiros matriculados em nossos cursos."

Qual o nível de inglês exigido para participar dos programas?

"É necessário que o aluno tenha o nível de intermediário para avançado, pois as aulas são ministradas 100% em inglês sem tradução. Para os alunos que optam por fazer o programa de Business English – First Lessons, o nível exigido é básico."

Qual o perfil das empresas que serão visitadas?

"Os alunos visitarão empresas atuantes no mercado de acordo com a área de estudo do curso. Espera-se que o aluno tenha uma postura bastante pró-ativa, realizando muitas perguntas para o representante da empresa."

Tenho que levar algum material para o curso (computador, etc)?

"É recomendável, mas não obrigatório, levar computador. Apesar de não ser usado em sala, um notebook poderá lhe auxiliar a realizar os trabalhos durante o curso. Caso não seja possível levá-lo, é possível utilizar os computadores da Universidade ou do hotel (se houver)."

Posso trabalhar durante o programa?

"Não, pois as aulas ocorrem em período integral e há leitura de artigos e/ou apresentações de trabalhos que requerem tempo extra-sala."

Bolsa

A bolsa contempla a passagem aérea também?

"A bolsa de estudos está relacionada somente ao curso e a condições especiais de hospedagem. Com relação à passagem aérea, indicamos uma agência parceira que disponibiliza as passagens com valores bastante competitivos e permite o parcelamento, o que torna muito mais fácil a aquisição."

Existe alguma bolsa que cubra 100% dos custos do curso?

"As fundações mantenedoras das universidades preferem disponibilizar um número maior de bolsas parciais a um número bem mais restrito de bolsas integrais. Apesar de parciais, as bolsas costumam cobrir um percentual bastante grande do custo do curso, tornando mais fácil estudar no exterior."

Os programas são só para alunos de graduação?

"Para se candidatar para qualquer um dos nossos programas, você deve estar regularmente matriculado ou ter concluído algum curso de graduação, pós, MBA, mestrado ou doutorado. Há diferentes cursos de acordo com o momento acadêmico atual dos alunos."

Como faço para concorrer a uma bolsa?

"Você deve atender aos pré-requisitos mencionados no edital, preencher o Application Form, colocando todas as informações solicitadas e aguardar o resultado do processo. Em média, leva-se cinco dias para a análise do application e o aluno recebe uma resposta quando à concessão via e-mail."

O que está incluído na bolsa? Quais os outros gastos que eu tenho que arcar?

"O valor inclui as despesas diretamente ligadas ao curso: aulas, material, participação nas visitas obrigatórias, certificados e formatura. Para os alunos que tem como destino uma das Universidades de NY, a hospedagem no student dorm, café da manhã e almoço nos dias de aula também estão inclusos no pacote a ser contratado separadamente."

Quais são os pré-requisitos para participar dos programas e das bolsas?

"Para participar dos programas e das bolsas, você deve ser maior de 18 anos, regularmente matriculado ou concluído em algum curso de graduação, possuir nível de inglês intermediário para avançado para cursos temáticos, e, pelo menos, inglês básico para Business English."

Preciso enviar uma carta de apresentação ou qualquer outro documento que prove que estou atualmente matriculado?

"Sim. Nós precisamos de um histórico escolar ou um comprovante de matrícula."

Quantas bolsas são concedidas por programa? As salas são compostas de quantos alunos?

"O número de bolsas é variável de acordo com a disponibilidade da fundação mantenedora das universidades. O processo de candidatura para uma bolsa não implica custos. Com relação ao tamanho das turmas, em geral, elas são compostas de 15 a 30 alunos."

Vocês trabalham com algum parceiro que possa complementar a minha bolsa?

"Caso você queira complementar a bolsa, sugerimos você verificar com o RH da sua empresa ou com o escritório de mobilidade internacional da sua universidade no Brasil. Algumas universidades ou empresas oferecem esse tipo de benefício."

Matrícula

Qual é o primeiro passo depois que a sua bolsa de estudos for aprovada?

"Caso você tenha a bolsa aprovada, o primeiro passo é preencher os dados solicitados no contrato. Assim que finalizar o preenchimento do contrato, deve assinar e nos enviar o documento juntamente com os documentos pedidos no processo de concessão da bolsa."

Em que momento devo pagar a matrícula?

"No contrato haverá datas pré-estabelecidas para o pagamento da matrícula e dos outros valores. Lembrando que a matrícula é o que garante sua vaga e bolsa, caso seja aluno bolsista."

Depois de assinar o contrato, o que devo fazer?

"Durante os 6 meses que antecedem a realização do curso, ocorrerão dois encontros preparatórios para a viagem, presencial e on-line. Neles serão apresentadas informações sobre a Universidade, a cidade, transporte, hospedagem, alimentação, seguro viagem, material de leitura, teste de Inglês, e outras questões necessárias em relação à viagem e ao curso. Você receberá por e-mail os itens listados acima, em tempo de participar do programa com todas as informações necessárias. Por favor, leia com bastante atenção cada um dos e-mails, por que todas as informações que enviamos são importantes."

Preparação

Preciso do seguro viagem?

"Sim. A universidade exige que todos os alunos tenham um Seguro Viagem ou, ao menos, um Seguro Saúde para participar do programa. Você deverá nos informar os dados do seu seguro para confirmarmos sua inscrição no programa. Isso é importante, pois podem ocorrer acidentes ou problemas de saúde com algum membro do grupo. Lembre-se que os serviços de saúde para estrangeiros são caríssimos e não há atendimento gratuito nem mesmo em casos de urgência."

Quais documentos eu preciso ter comigo para a imigração no aeroporto?

"Passaporte com visto válido por pelo menos seis meses depois de sua chegada, carta da IBS, passagem de volta para o Brasil e comprovante da reserva do hotel."

Há alguma indicação de hospedagem?

"Sim, na Califórnia, as universidades possuem convênio com o hotel Doubletree by Hilton . Na Itália, há um convênio com o hotel Best Western e o residencial Valmarana Morosini. Os alunos têm acesso a condições especiais."

São vocês que fazem a reserva do hostel/hotel?

"Para os alunos que tem como destino as Universidades de NY, o student dorm é contratado juntamente com o curso. Para os alunos que vão para Califórnia ou Itália, aproximadamente 1 mês antes do início das aulas nós enviamos um link para reserva com todas as informações necessárias."

Quanto tempo eu preciso chegar antes do curso?

"Orientamos que você esteja na cidade no fim de semana que antecede o início das aulas."

É possível levar um acompanhante que não faz parte do programa para hospedar-se em um hotel subsidiado pela ULV?

"Sim, o aluno pode realizar a reversa do quarto com o valor subsidiado e ficar hospedado com o acompanhante."

Em qual aeroporto devo chegar?

"Em NY é recomendável que os alunos desembarquem no JFK e na Califórnia no LAX. Já na Itália, o aeroporto recomendado é o Marco Polo."

Haverá alguém nos esperando no Aeroporto? Como funcionará?

"Para os alunos com destino aos programas da Califórnia, existe um meio de transporte chamado Shuttle (van) que transportam as pessoas do aeroporto até os hotéis. Esse serviço tem o preço aproximado de US$70,00, no entanto, se agendado com antecedência pode ser menor. Segue o link: www.supershuttle.com. Para os alunos que irão para os cursos de NY ou para Itália, será marcado um dia, um horário e um ponto de encontro onde haverá um professor assistente que irá acompanhar o grupo até a Universidade. Por favor, note que esse serviço está sujeito a alterações, sem aviso prévio."

Nas universidades em New York, desde quando posso fazer o check-in, check-out e em qual horário?

"Em geral, nosso dia de check-in é o sábado anterior ao início do curso e check-out é na sexta-feira depois do término. Próximo ao início das aulas, enviamos a confirmação dos horários com mais detalhes."

Como posso conhecer os outros alunos do meu curso/Universidade?

"Você pode participar do grupo no Facebook com os alunos que viajarão no mesmo período e para a mesma Universidade. Há também os encontros preparatórios presenciais."

Quando vocês enviam as informações sobre hospedagem, leituras prévias, seguro saúde, etc?

"Começamos a preparação de viagem aproximadamente 6 meses antes do início das aulas. Há um cronograma para envio de todas essas informações, além de serem realizados dois encontros preparatórios antes da viagem para passar informações sobre a universidade, a cidade, transporte, hospedagem, alimentação, seguro viagem e outras questões. As leituras prévias serão enviadas, aproximadamente, quatro meses antes da viagem."

Visto

Como faço para obter um visto americano? A IBS oferece algum suporte?

"O primeiro passo é fazer uma consulta na embaixada dos Estados Unidos. Note que você deve solicitar o visto de negócios e turismo, não de estudante, porque a duração do nosso programa não é suficiente para solicitar esse tipo de visto. Uma vez marcada a entrevista, você deve nos comunicar com antecedência, para que possamos enviar uma carta assinada pelo representante legal, aqui no Brasil, da universidade na qual você irá participar do programa. No momento da entrevista é muito importante que você deixe bem claro que está indo realizar um intercâmbio cultural."

No caso dos EUA, devo sair do país logo após o termino do curso?

"Após concluir o curso, você pode permanecer no país, desde que não exceda o tempo previsto no seu visto."

E se o meu visto for negado? O que faço?

"Caso o seu visto for negado, procure lembrar exatamente o que o oficial da embaixada disse. Logo após você deve entrar em contato com a IBS, para que possamos fazer uma nova Endorsement Letter para você tentar solicitar o visto novamente."

Como faço para solicitar o visto? Qual tipo de visto devo solicitar?

"Para solicitar um visto, você deve ter um passaporte válido ou solicitar um no site da Polícia Federal. É necessário programar dois agendamentos (um no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) e outro no Consulado/Embaixada). Aproximadamente 5 meses antes da sua viagem, enviaremos todas as informações passo a passo para que você solicite os agendamentos e dicas para o momento da entrevista. O nosso curso é classificado pelo consulado americano como um programa de intercâmbio cultural para executivos. O tipo de visto que aconselhamos nossos alunos a solicitar é o B1/ B2 (negócios/ turismo), pois nosso curso é de curta duração."

Por que não tenho que solicitar o visto de estudante para a viagem aos EUA?

"Os cursos oferecidos pela IBS nos Estados Unidos não têm as características exigidas para obtenção do visto de estudante (carga horária semanal e objetivo do programa). Por outro lado, o visto de Turismo e Negócios permite ao aluno prolongar a estadia para visitar outras cidades e tem validade de até dez anos. Antes de solicitar seu visto, leia com atenção as instruções e assista ao vídeo que enviamos aproximadamente 5 meses antes do início das aulas."

Pagamento

Que métodos de pagamento posso usar?

"O pagamento deverá ser feito via boleto bancário. Você receberá os boletos aproximadamente uma semana após a efetivação da sua matrícula."